Rodoanel

1. Sistema Rodoviário

Porto Alegre, dada sua posição geográfica junto ao grande Lago do Guaíba, restou com poucas ligações rodoviárias, a saber:
  • Nas direções Sul/Sudoeste apenas o conjugado BR-116/BR-290 (coincidentes) chegam à cidade através da única Travessia do Guaíba, em ponto comum com outra única rodovia, a BR-290;
  • Por sua vez, a BR-290 (a Free-way) naquele mesmo ponto coleta tráfegos provenientes tanto das direções Noroeste (via BR-386) e Norte (via BR-116) - com capacidade já esgotada por coletar intensos fluxos de outras direções;
  • A BR-290 atende ainda as demandas provenientes das direções Norte-Nordeste (via ERS-020/ERS-030) e Leste-Nordeste (via BR-101);
  • A BR-116 Norte - principal eixo rodoviário - chega também à cidade em plena região urbana (Av. Farrapos);
  • Apenas mais uma rodovia (ERS-040) chega à cidade pela direção Leste;
Não bastasse isso tudo, apenas uma única rodovia (BR 116/290) faz a ligação da região com a metade Sul do Estado, transpondo o estuário-lago com uma única ponte, com vão móvel, que realiza demoradas operações (2/dia - no mínimo), acarretando esperas e atrasos que prejudicam milhares de pessoas em cada ano.
Resumidamente, a configuração rodoviária pode ser assim desenhada:
  • Uma única via de acesso para o Sul/Sudoeste (BR-116/290) - na Região Norte da cidade;
  • Uma única via para o Noroeste/Norte/Nordeste (BR-116) - na Região Norte da cidade;
  • Uma única via para o Leste/Nordeste/Norte (Fee-way) - também na Região Norte da cidade;
  • Uma única via para o Leste (ERS-040) - na Região Leste da cidade;
  • Uma única via de transposição de acidentes hidrográficos (Vão Móvel do Guaíba).

Conclusão:
  • A MAIOR PARTE DO TRÁFEGO DEMANDA PELA REGIÃO NORTE DA CIDADE;
  • SÓ HÁ UMA ALTERNATIVA PARA A REGIÃO LESTE DA CIDADE;
  • INEXISTEM ALTERNATIVAS PARA AS REGIÕES SUL E SUDESTE DA CIDADE;
  • APENAS UMA PONTE LIGANDO DUAS METADES DO ESTADO. 

Assim, urge dotar a região metropolitana de eficiente distribuição de tráfego, sem os detestáveis gargalos, que implicam em permanentes congestionamentos e resultam em significativos custos de operação, atrasos e perda de oportunidades.
Isto quer dizer que está na hora de planejar soluções definitivas para essa problemática viária, implantando determinados anéis rodoviários, ou rodoanéis, tais como os que já existem em outras regiões metropolitanas do país e devidamente equipados com obras de arte especiais que assegurem permanente possibilidade de transpor, com segurança, conforto e rapidez, os acidentes hidrográficos que circundam a capital gaúcha.

2. Ligação com a Metade Sul do Estado

2.1 Atual Sistema
  • Travessia Getúlio Vargas, incluindo o popular "Vão Móvel do Guíba";
  • Ponte sobre o Rio Jacuí, em General Câmara/RS;
  • Balsa Triunfo - São Jerônimo.
2.2 Alternativas Estudadas
  • Interconexão BR 386 - BR 116, estudada na década de 60, juntamente com a atual Freeway Osório - Porto Alegre (então já viável) e, também, com a Freeway Porto Alegre - São Leopoldo (alternativa substituída por mellhorias na BR 116);
  • Implantação da "Rodoeste" (ou Via Oeste), com três alternativas de traçado, incluindo transposição do Rio Jacuí, nas proximidades do Pólo Petroquímico;
  • Ponte sobre o Rio Jacuí, unindo Triunfo e São Jerônimo, em substituição ao atual sistema (barcas);
3. Anéis Rodoviários da Região Metropolitana

Mapa do Grande Anel Rodoviário Metropolitano - Anelão

Visualizar Anelão Rodoviário em um mapa maior


3.1 Rodoanel Norte
Representado na cor verde, no mapa do "Anelão Rodoviário", será composto pelas seguintes rodovias:
  • BR - 116: Eixo Norte/Sul (necessita obras de melhoramentos para adequada operação);
  • ERS 010: Eixo Norte/Sul (Rodovia do Progresso - PPP com licitação em andamento);
  • ERS 118: Ramal Leste (duplicação em andamento - integrará a PPP Rodovia do Progresso);
  • ERS 239: Eixo Leste/Oeste ao Norte (mantida com recursos do pedágio);
  • ERS 240: Ramal Secundário Norte (projeto em licitação - integrará a PPP Rodovia do Progresso);
  • BR - 386: Ramal Primário Norte (integrante da PPP Rodovia do Progresso)
  • BR - 448: Ramal Oeste (em implantação com recursos do PAC);
  • BR - 290: Eixo Leste/Oeste ao Sul (concessão federal - CONCEPA).
3.2 Anelão Rodoviário

Representado na cor azul, no mapa "Anelão Rodoviário", será composto por um conjunto de rodovias, ordenadas segundo suas posições geográficas.

3.2.1 Posição Norte
  • ERS 287/240: Eixo do Pedágio Estadual com pista dupla, compreendido entre Tabaí - Montenegro - Portão - Estância Velha - N. Hamburgo - Campo Bom - Sapiranga - Parobé - Taquara (Entr. ERS 020) - Rolante (Entr. ERS 474);
3.2.2 Posição Leste
  • ERS 020: Duplicação do trecho Vista Alegre - Morungava (ao Norte) e implantação do trecho Vista Alegre - Entr. BR 290 - Alvorada; local de Portal de Logistíca
  • ERS 118: Implantação e Pavimentação do trecho Entr. ERS 040 (p/Viamão) - Lami - Itapoã. 

3.2.3 Posição Sul
  • ERS 104: Implantação e Pavimentação do trecho Barra do Ribeiro - Entr. BR 116

Travessia Sul do Rio Guaíba
  • Alternativa 1: Ponta do Itapoã; ponte sobre o canal de navegação, túnel de encaixe em Itapoã;
  • Alternativa 2: Praia do Lami; parte em aterro, parte em túnel submerso; implantação e pavimentação da ERS 104 (variante na cor preta, no mapa "Anelão Rodoviáro").
Observação: O DAER realiza estudos de mais duas alternativas de localização da Travessia Sul do Guaíba.

3.2.4 Posição Oeste - Travessias do Rio Jacuí
  • Alternativa 1: junto ao Pólo Petroquímico, criando o denominado Condomínio Industrial, Comercial e Logístico;
  • Alternativa 2: ponte entre Triunfo/RS e São Jerônimo/RS (substiuindo as atuais balsas).

4. Novidade

O RODOANEL VEM AÍ...
Saiba mais neste Blog...

O Rodoanel se iniciará pela ERS-429, no entroncamento com a BR-116 em São Leopoldo, seguirá até a ERS-010 (a Rodovia do Progresso). Através da ERS-010 fará a ligação com a ERS-118, que por sua vez seguirá até o entroncamento com a BR-290, em Gravataí, até a ERS-040 em Viamão e, finalmente, até o Lami. Na sequência, será feita a obra mais audaciosa do complexo, ligando o bairro do Lami em Porto Alegre com a BR-116, em Barra do Ribeiro, pela travessia sul do Guaíba, de 8 km de extensão. Da BR-116, seguirá através da ERS-711 até Mariana Pimentel e daí até a BR-290, em Arroio dos Ratos, pela RSC-470, assim como o trecho da BR-290 até São Jerônimo e sua travessia do Rio Jacuí para Triunfo. Seguindo pela RSC-470 em trecho já concluído até a BR-386, irá até Montenegro pela RSC-287 e pela ERS-240 até a ERS-122 em Rincão do Cascalho e concluindo o anel na BR-116 em São Leopoldo.

“O projeto contará com a construção da terceira ponte do Guaíba. Essa eu garanto. O Rodoanel é um sonho que já começamos a realizar no atual Governo, com início das obras de duplicação da ERS-118 e lançamento do edital da RS-010-Rodovia do Progresso”, afirma Yeda. O trajeto completo do Rodoanel será apresentado pela candidata em seu programa eleitoral de televisão (vídeo neste Blog - aguarde)

5. Reportagens Relacionadas 
(recortes)

ZH (17/06/2010)
Governo projeta terceira ponte para o Guaíba

A segunda ponte ainda não veio, mas a terceira está a caminho. O DAER apresenta nos próximos dias à governadora Yeda Crusius os estudos do Rodoanel de Porto Alegre. E o projeto inclui a construção de uma terceira ponte na zona sul da capital. A ligação seria feita entre o bairro do Lami e um ponte um pouco abaixo de Barra do Ribeiro. A análise do departamento aponta que o canal no ponto da travessia é pequeno, o que não tornaria a obra cara.


ZH (18/06/2010)
PREFEITOS APOIAM IDÉIA DE TERCEIRA PONTE
Para Porto Alegre a concretização de um rodoanel significaria o desafogo de algumas vias da cidade hoje utilizadas para o tráfego de caminhões e automóveis que saem do centro e norte do estado e buscam a zona sul. Para Barra do Ribeiro é um passo enorme para o desenvolvimento. Naibert tem audiência com a governadora Yeda Crusius na próxima semana e promete apoio. “Como ninguém pensou nisto antes?”, comemora
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Fazer projetos faz parte de qualquer governo. Projetos não são feitos para uma gestão, mas para o Estado. Da continuidade dos projetos é temos a chance de avançar e não começarmos do zero a cada quatro anos.
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A ideia do Rodoanel em Porto Alegre é boa e deve superar qualquer bandeira partidária.
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ZH (19/06/2010)
OPÇÃO NO GUAÍBA
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20 mil veículos usariam a nova ponte por dia.
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Caso seja construída, ligação reduziria pela metade o fluxo na atual travessia.Não é só a governadora Yeda Crusius que sonha construir uma nova ponte sobre o Guaíba. Enquanto a iniciativa oficial não avança, até porque o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) ressalva que é apenas uma ideia ainda não detalhada, projetos independentes ganham espaço, estimulados por prefeituras de cidades beneficiadas. A estimativa é de que 50% dos 40 mil veículos que congestionam a Travessia Getúlio Vargas, a única existente sobre o Guaíba, optarão pela nova ponte, se ela virar realidade.
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O Daer diz que nem sequer existe escritório para elaborar o projeto. A obra depende de liberação da segunda parcela de empréstimo de US$ 1,1 bilhão do Banco Mundial, mas a Secretaria de Infraestrutura assegura que, mesmo sem recurso internacional, teria condições de executá-la. O desejo é fazer o anúncio oficial nas próximas semanas e iniciar o rodoanel em 2011.
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ZH (31/07/2010)
Novas promessas para um antigo problema
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Enquanto o Piratini se prepara para anunciar um projeto de travessia que desembocaria no Lami, em Porto Alegre, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) coordena um estudo de viabilidade técnica para definir o traçado para uma nova ponte. Os dois órgãos preveem o início das obras para 2011.
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... o estudo da ponte integra o megaprojeto de um Rodoanel na Grande Porto Alegre, aos moldes do similar paulista. O traçado deve seguir pela ERS-118 – duplicada até Viamão – e chegar ao Lami. Do outro lado do Guaíba, seriam realizadas obras que cortariam a BR-116 e chegariam à BR-290.
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Segundo Andrade, a governadora Yeda Crusius apresentará nos próximos dias o plano do Piratini. Ainda no segundo semestre deste ano, afirma o secretário, o projeto de construção do rodoanel gaúcho estaria concluído: – Queremos começar as obras em 2011!
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JC - Somos um estado estrangulado em termos de infraestrutura. Nos faltam estradas, pontes, acesso rápido e fácil e barato ao porto. Como avançar?
Yeda - Temos esses problemas também dentro do Estado...Vamos liberar em setembro a RS-471, que vai de Soledade a Rio Grande. Então, vai ter uma redução no fluxo pela BR-386, que vem para a BR-116, que entra em Porto Alegre e que sai para o porto de Rio Grande. Isso é absurdo. O nosso conceito de rodoanel dependia da RS-010, via leste, só que a gente não tem dinheiro. A PPP se justifica porque ela complementa o que posso fazer. Então, com a RS-010, a RS-118 duplicada, temos um projeto espetacular aqui para Porto Alegre, que é a nossa contribuição para a Copa 2014, e sai ali pela terceira ponte no Lami. Que pode ser ponte ou por túnel, conforme o valor do projeto. E aí pega Barra do Ribeiro, vai para a BR-290 e chega no porto. É outro Rio Grande, mas já começou com a 118 duplicada... Vamos fazer transporte fluvial, através de convênio com a Holanda. O Duplica-RS nos impediram de fazer, investir R$ 4 bilhões em estradas. Foram os mesmos que mandaram a Ford embora...